Muitas vezes ao passarmos cotações aos nossos segurados, somos questionados porque houve diferença a pagar para seguradora, quando se trocou um veículo mais novo por um mais velho, ou um mais luxuoso por um mais simples. Este fato ocorre porque ao se estabelecer um determinado preço ou custo de seguro pelas seguradoras, elas levam em conta não só o preço de um determinado veículo, e sim a região em que o veículo circulará, pois alguns veículos são mais visados para roubo em determinada região. Ex.: é mais caro fazer um seguro de uma f-250 em Sorocaba do que em Botucatu, e o veículo é o mesmo.
Outro fator é a disponibilidade de peças pela montadora, no mercado nacional. Muitos veículos possuem preços altos não por causa do índice de roubo, mas por causa do preço das peças de reposição ou da mão de obra, que em alguns casos só podem ser feitas em poucas concessionárias que cobram o que querem (alguns veículos importados). Já têm outros veículos, tais como os esportivos, que tem agravado o seu custo de seguro devido a freqüência que se dá perda total em colisões, pelo fato de sempre estarem em alta velocidade e pelo alto índice de roubo.
Por isso a nossa Dica, ou sugestão é para que ao fazer planos para trocar seu veículo ou comprar um, verifique entre os modelos/marcas que está querendo e faça uma cotação de seguro antes, de forma que ao optar por um determinado veículo esteja ciente do custo de seguro, e não tenha surpresas.